Arranca em 2017 a instalação Corredor Ibérico de Infraestruturas de Recarga Rápida de Veículos Elétricos (CIRVE), uma iniciativa europeia que pretende facilitar a mobilidade elétrica a nível transnacional.
O projeto conta com a presença das portuguesas EDP – Energias de Portugal e do Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), bem como das empresas espanholas Endesa, GIC, Ibil e Iberdrola, da associação AEDIVE e do fabricante automóvel Renault.
O CIRVE prevê a instalação de 18 pontos de recarga rápida de veículos elétricos em Portugal ao longo dos principais eixos viários transfronteiriços. Em Espanha a rede contará com 40 pontos, dos quais 25 novas instalações e 15 conversões de pontos já existentes.
Em Espanha o projeto prevê um investimento de 3,5 milhões de euros, que será cofinanciado pelo Mecanismo Europeu de mobilidade em 50%.
A rede de infraestruturas de recarga rápida servirá los corredores europeus do Atlântico y do Mediterrâneo, devendo estar concluída num prazo de 54 meses.
Os pontos de recarga contarão com 3 mangueiras de uma potência de 50 quilovolts, permitindo o carregamento em 20 minutos, embora seja expectável que os desenvolvimentos tecnológicos futuros possam vir a reduzir o tempo de carga. fleed