Energia
Indústria
Distribuição
TMT
Banca
Seguros
touch_app
 

Sonae investe mais de 100 milhões em inovação no retalho

“Livro de Inovação no Retalho 2018” apresenta alguns dos mais de mil projetos desenvolvidos pela Sonae a nível mundial.

Fleed

  • Livro de Inovação da Sonae é feito em materiais reciclados, promovendo a economia circular.
auto auto

A inovação é uma das peças chave da estratégia dos negócios de retalho da Sonae para solidificar a sua posição de liderança no sector. Por isso, no último ano, as unidades de retalho investiram mais de 100 milhões de euros em inovação, investigação e desenvolvimento, o que permitiu desenvolver mais de mil projetos a nível mundial, que estão a contribuir para melhorar a vida das pessoas.

Segundo o “Livro de Inovação do Retalho 2018”, relatório pioneiro no setor empresarial a nível mundial e editado pelo décimo ano, a Sonae continuou a desenvolver uma política de inovação aberta, contando hoje como uma rede de open innovation ainda mais diversificada e numerosa ao trabalhar com 429 parceiros em 34 países de quatro continentes. Nos últimos dois anos o número de parceiros de inovação da Sonae cresceu mais de 20%, onde se incluem universidades, centros de investigação e desenvolvimento, empresas, startups, incubadoras e aceleradoras, fornecedores e instituições das mais variadas áreas.

Em comunicado, Catarina Oliveira Fernandes, Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, realça que a diversidade e multidisciplinariedade são chaves para a inovação. “Investimos nas pessoas, que estão no centro da nossa estratégia de inovação, e procuramos estabelecer parcerias que potenciam a nossa capacidade de inovar, estimulando a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede. Esta estratégia tem vindo a beneficiar não só a especialização das equipas, como também as oportunidades de crescimento dos negócios de retalho da Sonae, que reforçaram as suas posições de liderança no último ano”.

As inovações desenvolvidas e implementadas permitiram aos negócios de retalho da Sonae reforçar a sua sustentabilidade, aumentar as vendas, reduzir custos e poupar no tempo despendido em vários processos.

Inovações exploram tecnologia

Entre as mais de 50 inovações que constam do Livro de Inovação 2018, que foram desenvolvidas e implementadas pelas insígnias de retalho da Sonae, estão vários projetos que utilizam a tecnologia como facilitador dos processos de negócio.

A app Feedback do Cliente, desenvolvida pela Sonae Sports & Fashion, facilita a recolha da opinião dos clientes pelos gestores de loja, de forma estruturada e mais eficaz, sendo a informação incorporada no desenvolvimento dos produtos. (vídeo aqui)

A app Smart Continente veio revolucionar o processo de compra online do Continente ao permitir aos clientes fazer compras utilizando voz, leitura de código de barras ou entrada de texto, com a ajuda de um assistente personalizado que utiliza inteligência artificial para apresentar resultados personalizados. (vídeo aqui)

O projeto Improve Your Game da Worten foi implementado para responder ao crescente fenómeno do gaming, tendo conduzido ao desenvolvimento de computadores vocacionados para o efeito e de um portefólio de jogos, bem como à criação de uma marca e plataforma de jogos (Worten Game Ring). Como resultado, as vendas da categoria cresceram 60% e a quota de mercado da Worten aumentou em 3 pontos percentuais. (vídeo aqui)

 

Livro ecológico e sustentável

O “Livro de Inovação no Retalho 2018” foi concebido de forma inovadora, procurando responder aos mais ambiciosos requisitos de sustentabilidade ambiental. Disponibilizado em formato digital, o documento conta com uma versão impressa feita em papel 100% reciclado, certificado pelo FSC® - Forest Stewardship Council., bem como uma versão premium com capa em papel de casca de banana que resulta do aproveitamento de resíduos do negócio alimentar do Grupo.

Com estas medidas, a Sonae poupou 335 quilogramas de resíduos, 544 quilogramas de madeira, 45 quilogramas de emissões de CO2, mais de 13 mil litros de água e 723 kwh de energia.

 “Esta é uma maneira de expressar o nosso compromisso com um futuro construído em razão de uma frutuosa combinação de inovação e sustentabilidade”, conclui Catarina Oliveira Fernandes.

O “Livro de Inovação no Retalho” está disponível em: http://bit.ly/2JvbNFZ

A inovação é uma das peças chave da estratégia dos negócios de retalho da Sonae para solidificar a sua posição de liderança no sector. Por isso, no último ano, as unidades de retalho investiram mais de 100 milhões de euros em inovação, investigação e desenvolvimento, o que permitiu desenvolver mais de mil projetos a nível mundial, que estão a contribuir para melhorar a vida das pessoas.

Segundo o “Livro de Inovação do Retalho 2018”, relatório pioneiro no setor empresarial a nível mundial e editado pelo décimo ano, a Sonae continuou a desenvolver uma política de inovação aberta, contando hoje como uma rede de open innovation ainda mais diversificada e numerosa ao trabalhar com 429 parceiros em 34 países de quatro continentes. Nos últimos dois anos o número de parceiros de inovação da Sonae cresceu mais de 20%, onde se incluem universidades, centros de investigação e desenvolvimento, empresas, startups, incubadoras e aceleradoras, fornecedores e instituições das mais variadas áreas.

Em comunicado, Catarina Oliveira Fernandes, Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, realça que a diversidade e multidisciplinariedade são chaves para a inovação. “Investimos nas pessoas, que estão no centro da nossa estratégia de inovação, e procuramos estabelecer parcerias que potenciam a nossa capacidade de inovar, estimulando a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede. Esta estratégia tem vindo a beneficiar não só a especialização das equipas, como também as oportunidades de crescimento dos negócios de retalho da Sonae, que reforçaram as suas posições de liderança no último ano”.

As inovações desenvolvidas e implementadas permitiram aos negócios de retalho da Sonae reforçar a sua sustentabilidade, aumentar as vendas, reduzir custos e poupar no tempo despendido em vários processos.

Inovações exploram tecnologia

Entre as mais de 50 inovações que constam do Livro de Inovação 2018, que foram desenvolvidas e implementadas pelas insígnias de retalho da Sonae, estão vários projetos que utilizam a tecnologia como facilitador dos processos de negócio.

A app Feedback do Cliente, desenvolvida pela Sonae Sports & Fashion, facilita a recolha da opinião dos clientes pelos gestores de loja, de forma estruturada e mais eficaz, sendo a informação incorporada no desenvolvimento dos produtos. (vídeo aqui)

A app Smart Continente veio revolucionar o processo de compra online do Continente ao permitir aos clientes fazer compras utilizando voz, leitura de código de barras ou entrada de texto, com a ajuda de um assistente personalizado que utiliza inteligência artificial para apresentar resultados personalizados. (vídeo aqui)

O projeto Improve Your Game da Worten foi implementado para responder ao crescente fenómeno do gaming, tendo conduzido ao desenvolvimento de computadores vocacionados para o efeito e de um portefólio de jogos, bem como à criação de uma marca e plataforma de jogos (Worten Game Ring). Como resultado, as vendas da categoria cresceram 60% e a quota de mercado da Worten aumentou em 3 pontos percentuais. (vídeo aqui)

 

Livro ecológico e sustentável

O “Livro de Inovação no Retalho 2018” foi concebido de forma inovadora, procurando responder aos mais ambiciosos requisitos de sustentabilidade ambiental. Disponibilizado em formato digital, o documento conta com uma versão impressa feita em papel 100% reciclado, certificado pelo FSC® - Forest Stewardship Council., bem como uma versão premium com capa em papel de casca de banana que resulta do aproveitamento de resíduos do negócio alimentar do Grupo.

Com estas medidas, a Sonae poupou 335 quilogramas de resíduos, 544 quilogramas de madeira, 45 quilogramas de emissões de CO2, mais de 13 mil litros de água e 723 kwh de energia.

 “Esta é uma maneira de expressar o nosso compromisso com um futuro construído em razão de uma frutuosa combinação de inovação e sustentabilidade”, conclui Catarina Oliveira Fernandes.

O “Livro de Inovação no Retalho” está disponível em: http://bit.ly/2JvbNFZ

Mais sobre o tema