A plataforma inclui soluções simples como instruções para construir de forma simples e frugal kits de sobrevivência, baterias de telemóvel extra (power bank), máscaras de gás, fogões para preparar refeições, purificadores de água, lanternas com materiais básicos, etc. Encontram-se também aplicações de telemóvel de apoio com objetivos vários, desde procura de emprego para cientistas Ucranianos à procura de entidades e indivíduos que estão disponíveis para alojar refugiados em países da EU.
As soluções são desenvolvidas por cidadãos comuns, submetidas por pessoas de todo o mundo, e partilhadas em ucraniano e inglês depois de verificação da Patient Innovation. Atualmente a plataforma inclui 35 soluções mas o número irá crescer.
A Patient Innovation apela a todas as pessoas que conheçam soluções “faça-você-mesmo” que possam ajudar em contextos de guerra, que as submetam na plataforma para ajudar refugiados ucranianos. Convidam-se ainda todos a partilhar soluções que conheçam e que possam ser úteis em situações de emergência.
Esta iniciativa conta com o apoio da NOVA School of Business and Economics (Nova SBE), NOVA Medical School, Copenhagen Business School e da Fundação Calouste Gulbenkian, através da Gulbenkian-NovaSBE for the Impact Economy.
A Patient Innovation (https://patient-innovation.com) é uma associação sem fins lucrativos e plataforma digital de origem Portuguesa, criada com o objetivo de promover a partilha de soluções inovadoras desenvolvidas por doentes e cuidadores para ultrapassar problemas impostos por uma doença ou condição de saúde. A plataforma reúne hoje um portfólio de mais de 5000 inovações, incluindo cerca de 1600 validadas pela equipa médica. A plataforma recebe cerca de 1,4 milhões de visitas por ano.