Em 2017, as reclamações que deram entrada na ANACOM cresceram 16,6% face ao ano anterior, informa este regulador no seu relatório de atividade divulgado esta quinta-feira.
No caso das reclamações referentes ao sector das comunicações eletrónicas os três maiores operadores, MEO, NOS e Vodafone, foram responsáveis por 94% do total de reclamações, não obstante o crescimento significativo verificado no quarto operador Nowo.
A MEO, de acordo com a ANACOM, foi o operador cujas reclamações mais aumentaram face a 2016 (+47%), seguido da Vodafone (+31%) e da NOS (+14%).
Ao nível dos operadores com menor número de clientes, releva-se o significativo aumento do número de reclamações de clientes da NOWO (o peso no total das reclamações subiu de 2% para 4%).
A faturação (11%), os equipamentos (7%) e o cancelamento do serviço (7%) foram os principais motivos das reclamações.
No que se refere ao Serviço Postal, em 2017, a maioria das reclamações diziam respeito ao Grupo CTT (93%), tendo as reclamações respetivas aumentado 46,9% face a 2016.
Os principais motivos das reclamações feitas diretamente à ANACOM relacionaram-se com a distribuição: extravio/atraso significativo (17%), atraso na entrega (15%), falha na distribuição (15%), atendimento (8%) ou entrega na morada errada (7%). conteudos@fleed.pt