Energia
Indústria
Distribuição
TMT
Banca
Seguros
touch_app
 

Parkbob vence Volkswagen Financial Services Startup Battlefield

Portuguesas Mubcargo, Addvolt e Hype Labs também conquistaram prémios na batalha de startups promovida pelo Volkswagen Financial Services na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros.

Fleed

auto auto

 

O “Volkswagen Financial Services Startup Battlefield”, concurso internacional para startups na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros, teve como grande vencedor a startup austríaca Parkbob, que desenvolveu uma app para ajudar a encontrar lugares de estacionamento nas cidades. A aplicação móvel já está disponível em 28 cidades e deverá chegar a Lisboa durante o próximo ano.

Através da análise em tempo real de imagens de satélite e da digitalização das regras de trânsito e limitações de estacionamento nas cidades, a Parkbob disponibiliza na sua aplicação móvel as localizações disponíveis para estacionar o veículo. Esta solução tem, assim, um impacto relevante ao nível da mobilidade sustentável, pois permite uma maior eficiência no processo de estacionamento, com poupanças ao nível do tempo despendido e do consumo de combustível.

O Volkswagen Financial Services “Startup Battlefield” distinguiu também startups portuguesas, tendo a Mubcargo conquistado o segundo prémio. A sua plataforma, já em funcionamento, conecta pessoas que precisam de fazer transportes com transportadores dispostos a recolher e entregar essas mercadorias. Para tal, basta utilizar a app para submeter o pedido de transporte, recebendo de seguida notificações com várias propostas de preço para o serviço. O cliente terá apenas de escolher a proposta pretendida, fazendo o pagamento e acompanhamento do transporte em tempo real na app.

Em terceiro lugar, ex-áqueo, ficaram a Addvolt e a HypeLabs. A Addvolt é uma empresa baseada em tecnologia que tem como target problemas em mercados onde existe um grande potencial para redução do consumo de combustível pela geração de energia. Através da sua solução tecnológica WeTruck, a startup utiliza a energia gerada em circulação nos veículos, nomeadamente nas travagens, para alimentar a sua unidade frigorífica, permitindo uma maior eficiência energética dos veículos frigoríficos.

Já a HypeLabs desenvolveu um software que permite o networking em rede entre aparelhos mesmo sem acesso à internet. Esta solução pode permitir a comunicação entre veículos e entre o veículo e o utilizador, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento para o sector automóvel.

O Volkswagen Financial Services Startup está empenhado em promover a mobilidade sustentável e em melhorar continuamente as suas operações, criando novos paradigmas para o sector financeiro automóvel, mas também para os seus clientes e negócios.

Luis Schunk, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, afirma: “O futuro da indústria financeira automóvel passa por colocar as vantagens da digitalização ao serviço dos clientes, tendo como base princípios de mobilidade sustentável que contribuam para uma maior eficiência na utilização dos veículos. Temos o compromisso de oferecer aos nossos cliente soluções que lhes permitam reduzir custos e aumentar a eficiência, criando vantagens competitivas para os seus negócios ou proporcionando experiências distintivas para os particulares, ajudando a melhorar a sua vida sempre que adquiram ou utilizem um veículo automóvel. Por isso, estamos a fomentar o surgimento de ideias e o empreendedorismo, onde se inclui o Volkswagen Financial Services Startup Battlefield, uma iniciativa pioneira que coloca Portugal e o Volkswagen Financial Services no epicentro da inovação no sector financeiro automóvel”.

 

Júri internacional avaliou candidaturas

O Volkswagen Financial Services Startup recebeu mais de 60 candidaturas de todo o mundo, tendo sido selecionadas 15 startups de 7 países para a final disputada ontem em Lisboa. Além das vencedoras, estiveram presentes as portuguesas Share-A-Car, Ubirider, HealthyRoad, Connect Robotics, IZIRepair, Movtz, e Pavnext, a indiana Zify, a irlandesa Parkio, a espanhola Moov e a finlandesa Witrafi.

As startups e os seus projetos foram avaliadas por um júri internacional, composto por André Jacques, CMO da Porto Business School, Ricardo Lima, trusted advisor startups do Web Summit, Ana Casaca, Head of Innovation do Grupo José de Mello, Álvaro Nogueiras, co-fundador e CEO da Tradiio, Luis Schunk, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, Oscar Moreno, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, e Marcel Wipijewski, Head of Business Transformation do Volkswagen Financial Services AG.

A ideia vencedora, da Parkbob, recebeu um prémio monetário de 2.500 euros, três meses gratuitos de incubação no espaço do Volkswagen Financial Services na Second Home Hub em Lisboa e um espaço de exibição no Web Summit, que se realiza em Novembro. O segundo classificado, a Mubcargo, recebeu um prémio de 1.500 euros e um espaço de exibição no Web Summit. Os terceiros classificados Addvolt e HypeLabs receberam 1.000 euros e vão também ter um espaço de exibição no Web Summit.

 

Mobilidade sustentável e transformação digital vão moldar sector financeiro automóvel

O futuro do sector financeiro automóvel vai ter na mobilidade sustentável um catalisador da sua transformação, com implicações, por exemplo, ao nível da gestão de frotas para clientes, da otimização na distribuição de bens e serviços e na resposta às necessidades de mobilidade dos cidadãos.

No âmbito do “Startup Battlefield”, o Volkswagen Financial Services pretende identificar startups e empreendedores que permitam que os clientes empresariais otimizem a composição e a utilização das suas frotas e/ou facilitem a transição do carro atribuído individualmente a funcionários para serviços de mobilidade dos colaboradores. A iniciativa procura também projetos que tenham como objetivo ajudar a otimizar a distribuição / logística de bens nas cidades, gerando uma maior conveniência aos clientes que recebem bens (funcionado os veículos como pontos de entrega), proporcionando uma redução dos custos para os players logísticos e de retalho, e ajudando os municípios nos seus esforços para reduzir os congestionamentos de trânsito. Adicionalmente, são procuradas soluções que permitam ao Volkswagen Financial Services responder à crescente procura dos clientes por soluções de mobilidade altamente flexíveis com um custo total de mobilidade (TCM) reduzido.

O Volkswagen Financial Services tem já em marcha um processo abrangente de transformação digital em resposta à crescente tendência dos clientes para realizar suas pesquisas e interações através de canais móveis/online. Apostando na inovação, o Volkswagen Financial Services em Portugal está também a analisar novos formatos de mobilidade, respondendo à tendência crescente de seus clientes de se afastarem do simples "financiamento de compra de veículo" para privilegiarem "Contratos de utilização de veículos" e, no futuro próximo, a "Contratação de soluções flexíveis de mobilidade".

O Volkswagen Financial Services “Startup Battlefield” enquadra-se nesta estratégia de transformação digital da companhia e pretende ajudar startups e empreendedores a desenvolverem ideias para responder às necessidades de mobilidade dos cidadãos, para transformar as atividades de gestão de frotas ou otimizar a distribuição de bens nas cidades.

redacao@fleed.pt

 

 

O “Volkswagen Financial Services Startup Battlefield”, concurso internacional para startups na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros, teve como grande vencedor a startup austríaca Parkbob, que desenvolveu uma app para ajudar a encontrar lugares de estacionamento nas cidades. A aplicação móvel já está disponível em 28 cidades e deverá chegar a Lisboa durante o próximo ano.

Através da análise em tempo real de imagens de satélite e da digitalização das regras de trânsito e limitações de estacionamento nas cidades, a Parkbob disponibiliza na sua aplicação móvel as localizações disponíveis para estacionar o veículo. Esta solução tem, assim, um impacto relevante ao nível da mobilidade sustentável, pois permite uma maior eficiência no processo de estacionamento, com poupanças ao nível do tempo despendido e do consumo de combustível.

O Volkswagen Financial Services “Startup Battlefield” distinguiu também startups portuguesas, tendo a Mubcargo conquistado o segundo prémio. A sua plataforma, já em funcionamento, conecta pessoas que precisam de fazer transportes com transportadores dispostos a recolher e entregar essas mercadorias. Para tal, basta utilizar a app para submeter o pedido de transporte, recebendo de seguida notificações com várias propostas de preço para o serviço. O cliente terá apenas de escolher a proposta pretendida, fazendo o pagamento e acompanhamento do transporte em tempo real na app.

Em terceiro lugar, ex-áqueo, ficaram a Addvolt e a HypeLabs. A Addvolt é uma empresa baseada em tecnologia que tem como target problemas em mercados onde existe um grande potencial para redução do consumo de combustível pela geração de energia. Através da sua solução tecnológica WeTruck, a startup utiliza a energia gerada em circulação nos veículos, nomeadamente nas travagens, para alimentar a sua unidade frigorífica, permitindo uma maior eficiência energética dos veículos frigoríficos.

Já a HypeLabs desenvolveu um software que permite o networking em rede entre aparelhos mesmo sem acesso à internet. Esta solução pode permitir a comunicação entre veículos e entre o veículo e o utilizador, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento para o sector automóvel.

O Volkswagen Financial Services Startup está empenhado em promover a mobilidade sustentável e em melhorar continuamente as suas operações, criando novos paradigmas para o sector financeiro automóvel, mas também para os seus clientes e negócios.

Luis Schunk, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, afirma: “O futuro da indústria financeira automóvel passa por colocar as vantagens da digitalização ao serviço dos clientes, tendo como base princípios de mobilidade sustentável que contribuam para uma maior eficiência na utilização dos veículos. Temos o compromisso de oferecer aos nossos cliente soluções que lhes permitam reduzir custos e aumentar a eficiência, criando vantagens competitivas para os seus negócios ou proporcionando experiências distintivas para os particulares, ajudando a melhorar a sua vida sempre que adquiram ou utilizem um veículo automóvel. Por isso, estamos a fomentar o surgimento de ideias e o empreendedorismo, onde se inclui o Volkswagen Financial Services Startup Battlefield, uma iniciativa pioneira que coloca Portugal e o Volkswagen Financial Services no epicentro da inovação no sector financeiro automóvel”.

 

Júri internacional avaliou candidaturas

O Volkswagen Financial Services Startup recebeu mais de 60 candidaturas de todo o mundo, tendo sido selecionadas 15 startups de 7 países para a final disputada ontem em Lisboa. Além das vencedoras, estiveram presentes as portuguesas Share-A-Car, Ubirider, HealthyRoad, Connect Robotics, IZIRepair, Movtz, e Pavnext, a indiana Zify, a irlandesa Parkio, a espanhola Moov e a finlandesa Witrafi.

As startups e os seus projetos foram avaliadas por um júri internacional, composto por André Jacques, CMO da Porto Business School, Ricardo Lima, trusted advisor startups do Web Summit, Ana Casaca, Head of Innovation do Grupo José de Mello, Álvaro Nogueiras, co-fundador e CEO da Tradiio, Luis Schunk, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, Oscar Moreno, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, e Marcel Wipijewski, Head of Business Transformation do Volkswagen Financial Services AG.

A ideia vencedora, da Parkbob, recebeu um prémio monetário de 2.500 euros, três meses gratuitos de incubação no espaço do Volkswagen Financial Services na Second Home Hub em Lisboa e um espaço de exibição no Web Summit, que se realiza em Novembro. O segundo classificado, a Mubcargo, recebeu um prémio de 1.500 euros e um espaço de exibição no Web Summit. Os terceiros classificados Addvolt e HypeLabs receberam 1.000 euros e vão também ter um espaço de exibição no Web Summit.

 

Mobilidade sustentável e transformação digital vão moldar sector financeiro automóvel

O futuro do sector financeiro automóvel vai ter na mobilidade sustentável um catalisador da sua transformação, com implicações, por exemplo, ao nível da gestão de frotas para clientes, da otimização na distribuição de bens e serviços e na resposta às necessidades de mobilidade dos cidadãos.

No âmbito do “Startup Battlefield”, o Volkswagen Financial Services pretende identificar startups e empreendedores que permitam que os clientes empresariais otimizem a composição e a utilização das suas frotas e/ou facilitem a transição do carro atribuído individualmente a funcionários para serviços de mobilidade dos colaboradores. A iniciativa procura também projetos que tenham como objetivo ajudar a otimizar a distribuição / logística de bens nas cidades, gerando uma maior conveniência aos clientes que recebem bens (funcionado os veículos como pontos de entrega), proporcionando uma redução dos custos para os players logísticos e de retalho, e ajudando os municípios nos seus esforços para reduzir os congestionamentos de trânsito. Adicionalmente, são procuradas soluções que permitam ao Volkswagen Financial Services responder à crescente procura dos clientes por soluções de mobilidade altamente flexíveis com um custo total de mobilidade (TCM) reduzido.

O Volkswagen Financial Services tem já em marcha um processo abrangente de transformação digital em resposta à crescente tendência dos clientes para realizar suas pesquisas e interações através de canais móveis/online. Apostando na inovação, o Volkswagen Financial Services em Portugal está também a analisar novos formatos de mobilidade, respondendo à tendência crescente de seus clientes de se afastarem do simples "financiamento de compra de veículo" para privilegiarem "Contratos de utilização de veículos" e, no futuro próximo, a "Contratação de soluções flexíveis de mobilidade".

O Volkswagen Financial Services “Startup Battlefield” enquadra-se nesta estratégia de transformação digital da companhia e pretende ajudar startups e empreendedores a desenvolverem ideias para responder às necessidades de mobilidade dos cidadãos, para transformar as atividades de gestão de frotas ou otimizar a distribuição de bens nas cidades.

redacao@fleed.pt

 

Mais sobre o tema