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Nova SBE debate desafios de recuperação e requalificação na liderança em Turismo

A Nova SBE, através do Westmont Institute of Tourism and Hospitality (WiTH), organizou uma sessão de debate interativo entre a universidade, vários dos principais empresários do setor do turismo e hotelaria e entidades oficiais do turismo, sobre os atuais desafios da gestão do turismo num contexto de recuperação do setor e as áreas na formação em gestão que precisam de ser desenvolvidas e reforçadas para fazer face a esses desafios.

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  • Nova SBE
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Pestana, Altis, Ritz, Onyria, VIP Hotels, Nau Hotels, Intercontinental, Ana Aeroportos, ECS Capital, Norfin, Hoti Hotéis, FeelsLikeHome, ALEP, AHP, Turismo de Cascais, Turismo de Portugal e o Gabinete da Secretária de Estado do Turismo, fizeram parte desta primeira iniciativa de reflexão conjunta promovida pelo WiTH. O instituto pretende promover de forma contínua estes fóruns de aproximação às necessidades do setor e constituir-se como um parceiro ativo na construção de soluções que apoiem o seu desenvolvimento futuro.  

O atual contexto de incerteza provocado pela pandemia, e a consequente e desgastante volatilidade das medidas sanitárias que ditam as restrições das viagens, exige aos líderes uma capacidade de transformar as suas organizações, preparando-as para os desafios imediatos e futuros, e adaptando as formas de relacionamento com os seus clientes, cujo padrão se alterou com a pandemia.

Neste âmbito foram abordados os importantes temas da sustentabilidade, digitalização, inovação, marketing, experiência do cliente, liderança e cultura.     

Os resultados obtidos identificaram um conjunto de orientações sobre temas e conteúdos que serão incorporados num portefólio de formação da Nova SBE para o setor, capaz de responder da melhor forma possível às necessidades das empresas, apoiando-as no seu processo de transformação.

Daniel Traça, Dean da Nova SBE refere que “juntámos aqui os líderes dos principais grupos hoteleiros em Portugal e outras entidades ligadas ao setor do Turismo com o objetivo de ouvir deles os desafios que têm e perceber em que medida é que poderíamos ajudar. Deste ponto de vista, foi muito útil. Queremos que o setor nos veja, Nova SBE e este campus de Carcavelos, como um espaço onde a indústria se junta, discute os grandes desafios do futuro, e lança desafios para que depois nós, como escola e centro de reflexão e ação, possamos desenvolver soluções que ajudem o setor a enfrentar os seus desafios. No fundo, o grande objetivo é criar condições para que o Turismo em Portugal esteja na liderança daquilo que se faz internacionalmente na sustentabilidade e no digital, com recursos humanos com as competências indispensáveis à sua competitividade no futuro”.

Luis Araújo, do Presidente do Turismo de Portugal considera que “é sempre importante esta partilha de ideias e de desafios, entre o setor, instituições públicas, as associações e a academia, principalmente numa altura em que temos que ganhar dimensão e ser ainda mais competitivos! Aqui discutimos os desafios em Portugal para o futuro do setor: a sustentabilidade, o digital, a fidelização do cliente e o papel da formação e da academia nesta área tão específica, que precisa tanto de coordenação para poder contribuir ainda mais para a economia. A proximidade entre a Universidade e as empresas é essencial e este encontro serviu precisamente para partilhar e propor soluções com enfoque claro no território - o tabuleiro onde tudo se joga – e no cliente – um recurso tão escasso nos dias que correm pelas limitações de mobilidade existentes.”

 

Pestana, Altis, Ritz, Onyria, VIP Hotels, Nau Hotels, Intercontinental, Ana Aeroportos, ECS Capital, Norfin, Hoti Hotéis, FeelsLikeHome, ALEP, AHP, Turismo de Cascais, Turismo de Portugal e o Gabinete da Secretária de Estado do Turismo, fizeram parte desta primeira iniciativa de reflexão conjunta promovida pelo WiTH. O instituto pretende promover de forma contínua estes fóruns de aproximação às necessidades do setor e constituir-se como um parceiro ativo na construção de soluções que apoiem o seu desenvolvimento futuro.  

O atual contexto de incerteza provocado pela pandemia, e a consequente e desgastante volatilidade das medidas sanitárias que ditam as restrições das viagens, exige aos líderes uma capacidade de transformar as suas organizações, preparando-as para os desafios imediatos e futuros, e adaptando as formas de relacionamento com os seus clientes, cujo padrão se alterou com a pandemia.

Neste âmbito foram abordados os importantes temas da sustentabilidade, digitalização, inovação, marketing, experiência do cliente, liderança e cultura.     

Os resultados obtidos identificaram um conjunto de orientações sobre temas e conteúdos que serão incorporados num portefólio de formação da Nova SBE para o setor, capaz de responder da melhor forma possível às necessidades das empresas, apoiando-as no seu processo de transformação.

Daniel Traça, Dean da Nova SBE refere que “juntámos aqui os líderes dos principais grupos hoteleiros em Portugal e outras entidades ligadas ao setor do Turismo com o objetivo de ouvir deles os desafios que têm e perceber em que medida é que poderíamos ajudar. Deste ponto de vista, foi muito útil. Queremos que o setor nos veja, Nova SBE e este campus de Carcavelos, como um espaço onde a indústria se junta, discute os grandes desafios do futuro, e lança desafios para que depois nós, como escola e centro de reflexão e ação, possamos desenvolver soluções que ajudem o setor a enfrentar os seus desafios. No fundo, o grande objetivo é criar condições para que o Turismo em Portugal esteja na liderança daquilo que se faz internacionalmente na sustentabilidade e no digital, com recursos humanos com as competências indispensáveis à sua competitividade no futuro”.

Luis Araújo, do Presidente do Turismo de Portugal considera que “é sempre importante esta partilha de ideias e de desafios, entre o setor, instituições públicas, as associações e a academia, principalmente numa altura em que temos que ganhar dimensão e ser ainda mais competitivos! Aqui discutimos os desafios em Portugal para o futuro do setor: a sustentabilidade, o digital, a fidelização do cliente e o papel da formação e da academia nesta área tão específica, que precisa tanto de coordenação para poder contribuir ainda mais para a economia. A proximidade entre a Universidade e as empresas é essencial e este encontro serviu precisamente para partilhar e propor soluções com enfoque claro no território - o tabuleiro onde tudo se joga – e no cliente – um recurso tão escasso nos dias que correm pelas limitações de mobilidade existentes.”

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