Pestana, Altis, Ritz, Onyria, VIP Hotels, Nau Hotels, Intercontinental, Ana Aeroportos, ECS Capital, Norfin, Hoti Hotéis, FeelsLikeHome, ALEP, AHP, Turismo de Cascais, Turismo de Portugal e o Gabinete da Secretária de Estado do Turismo, fizeram parte desta primeira iniciativa de reflexão conjunta promovida pelo WiTH. O instituto pretende promover de forma contínua estes fóruns de aproximação às necessidades do setor e constituir-se como um parceiro ativo na construção de soluções que apoiem o seu desenvolvimento futuro.
O atual contexto de incerteza provocado pela pandemia, e a consequente e desgastante volatilidade das medidas sanitárias que ditam as restrições das viagens, exige aos líderes uma capacidade de transformar as suas organizações, preparando-as para os desafios imediatos e futuros, e adaptando as formas de relacionamento com os seus clientes, cujo padrão se alterou com a pandemia.
Neste âmbito foram abordados os importantes temas da sustentabilidade, digitalização, inovação, marketing, experiência do cliente, liderança e cultura.
Os resultados obtidos identificaram um conjunto de orientações sobre temas e conteúdos que serão incorporados num portefólio de formação da Nova SBE para o setor, capaz de responder da melhor forma possível às necessidades das empresas, apoiando-as no seu processo de transformação.
Daniel Traça, Dean da Nova SBE refere que “juntámos aqui os líderes dos principais grupos hoteleiros em Portugal e outras entidades ligadas ao setor do Turismo com o objetivo de ouvir deles os desafios que têm e perceber em que medida é que poderíamos ajudar. Deste ponto de vista, foi muito útil. Queremos que o setor nos veja, Nova SBE e este campus de Carcavelos, como um espaço onde a indústria se junta, discute os grandes desafios do futuro, e lança desafios para que depois nós, como escola e centro de reflexão e ação, possamos desenvolver soluções que ajudem o setor a enfrentar os seus desafios. No fundo, o grande objetivo é criar condições para que o Turismo em Portugal esteja na liderança daquilo que se faz internacionalmente na sustentabilidade e no digital, com recursos humanos com as competências indispensáveis à sua competitividade no futuro”.
Luis Araújo, do Presidente do Turismo de Portugal considera que “é sempre importante esta partilha de ideias e de desafios, entre o setor, instituições públicas, as associações e a academia, principalmente numa altura em que temos que ganhar dimensão e ser ainda mais competitivos! Aqui discutimos os desafios em Portugal para o futuro do setor: a sustentabilidade, o digital, a fidelização do cliente e o papel da formação e da academia nesta área tão específica, que precisa tanto de coordenação para poder contribuir ainda mais para a economia. A proximidade entre a Universidade e as empresas é essencial e este encontro serviu precisamente para partilhar e propor soluções com enfoque claro no território - o tabuleiro onde tudo se joga – e no cliente – um recurso tão escasso nos dias que correm pelas limitações de mobilidade existentes.”